quarta-feira, 4 de agosto de 2010

A Região

Novo Hamburgo tem sua localização privilegiada, situa-se no Estado do Rio Grande do Sul, no centro geográfico do Mercosul e está distante apenas 40 Km da capital do Estado, Porto Alegre. Faz parte de um dos mais belos roteiros do país, a Rota Romântica, um caminho pela BR 116, que leva à serra gaúcha. Além disso, a cidade também pertence ao Vale do Sinos, umas das regiões mais promissoras do Estado, que detém um forte potencial econômico e bons índices de capital social, cujas discussões sobre desenvolvimento econômico e turismo perpassam por diversos fóruns e associações que discutem o tema de forma regional.

Nessa região em constante desenvolvimento econômico e social, com riqueza de culturas está Novo Hamburgo, a maior cidade das que compõem o Vale, o pólo comercial e de serviços da região. Cidade que capitania muitas das ações do Vale do Rio dos Sinos.

NOVO HAMBURGO


Novo Hamburgo surgiu na primeira metade do século XIX, a partir da colonização germânica do estado. Os primeiros imigrantes alemães chegaram ao Brasil em 1824, desembarcando em São Leopoldo. Logo se espalharam por várias regiões do Vale do Rio dos Sinos, surgindo um núcleo em Hamburgerberg, hoje o bairro de Hamburgo Velho, que deu origem a cidade de Novo Hamburgo.

Várias casas comerciais surgiram nas proximidades e para o local convergiu a vida social dos colonos. Por volta de 1850, foram criados os primeiros curtumes, as selarias e as oficinas dos sapateiros que abasteciam a província gaúcha com seus produtos artesanais. O crescimento da cidade se deu definitivamente com a abertura da estrada de ferro, que ligava Porto Alegre a Novo Hamburgo e que acabou atraindo para as proximidades de sua estação o centro comercial do povoado. A industrialização dos manufaturados de couro entrou na vida da comunidade a partir do final do século XIX, influenciando economicamente a cidade até os dias atuais. Hoje a cidade é conhecida no Brasil e no exterior como “Capital Nacional do Calçado” e já comemorou seu 83º aniversário de emancipação em 05 de abril de 2010.



Nenhum comentário:

Postar um comentário